Acessibilidade web: Evolução e Tendências.
Este evento ocorreu no dia 15 de setembro de 2011, das 19h às 21h30min, na Infnet - Rua São José, 90 - Auditório 2º andar, Centro, Rio de Janeiro
O que mudou na acessibilidade web após os quatro anos do vídeo:
"Acessibilidade web: Custo ou Benefício?"
Mesa Redonda: CMS - Gerenciamento de conteúdo acessível.
Estamos nesse momento fazendo uma demonstração de como uma pessoa com deficiência visual, no meu caso específico, total, pode utilizar um site feito com o CMS Drupal, tendo acesso não somente ao site como em sua administração com plena acessibilidade. Criação, alteração e deleção de artigos, páginas, books, blog, etc.
Na maioria dos CMSs podemos criar sites acessíveis, mas em todos eles, com excessão do Drupal, não conseguimos ter uma administração compatível.
Minha experiência com outro CMS foi com o Joomla. Fizemos um site totalmente acessível, mas encontramos muitas barreiras de acesso em sua administração, mesmo alterando o possível em seu código para amenizar as dificuldades. Além da acessibilidade, a usabilidade da administração foi bastante confusa para pessoas com deficiência, a partir mesmo da página principal.
Outro CMS, o Word Press" eu ganhei experiência criando meu próprio blog, o Blog do Bengala Legal". Existem dois tipos de Word Press para podermos desenvolver um blog, objetivo pelo qual ele foi criado, sendo transformado aos poucos em um CMS para desenvolvimento de sites: um que já vem todo pronto, bastando ao criador acionar opções de plug-ins e que sempre teve sua acessibilidade prejudicada no próprio blog, como também em sua administração e o outro que podemos, como desenvolvedores, criar seu código, acessibilisar plug-ins, etc, ou seja, o primeiro é desenvolvido pelo fabricante e o segundo pelo usuário. Dessa forma, podemos fazer uma codificação totalmente acessível no site. Resta agora a administração. Criei meu blog em Word Press em sua versão 2.6 e sua administração era bastante acessível, com poucas restrições. As próximas atualizações, a 2.7 e 2.8 já criaram uma administração tremendamente disconfortável para mim. Somente a versão 2.9 veio razoável, mas apenas isso, razoável. As seguintes 3.0, 3.1 e a atual 3.2 estão enormemente prejudicadas na sua administração pelo uso indiscriminado e abusivo de Ajax.
Tanto a administração quanto o próprio site Bengala Legal, desenvolvido em Drupal, tem a acessibilidade feita por mim e sua estrutura e design pelo meu amigo aqui na mesa, Éfeso Gonçalves. Ele, na medida desse nosso tempo exíguo, nos dará as dicas de seu trabalho, que pode ser realizado através do
Grupo demarte.
Este evento foi realizado em local acessível para cadeirantes.
P class="letramenor">
Éfeso Gonçalves:
- Especialista em desenvolvimento web e plataformas acessíveis em DRUPAL.
- Consultor em Acessibilidade da SNPD (Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência).
- Sócio Diretor de TI do Grupo demarte.
- Formado em Análise de Sistemas e Pós graduado em Marketing para web. Possui mais de 10 anos de experiência no mercado.
MAQ - Marco Antônio de Queiroz.
- Criador e mantenedor dos sites Bengalalegal.com e AcessibilidadeLegal.com.
- Consultor da nova versão do eMag 3.0.
- Consultor especialista em acessibilidade digital, com 23 anos de experiência em programação de sistemas de informação e desenvolvedor de acessibilidade nas páginas da web desde o ano 2000.
- Ministra cursos de acessibilidade web para empresas e universidades: UNISYS, SERPRO, UNIRIO, Digital Acesso, Faculdade Cândido Mendes, Future Kids do Brasil, Porto Digital, CHESF, Prefeituras de Angra dos Reis e Belo Horizonte, além de cursos pessoais por Skype.
- Ver currículo..
- Cego, divulgador e incentivador da inclusão social e digital para pessoas com deficiência.