Homenagens prestadas a Marco Antonio de Queiroz – MAQ – em 2013.

18/12/2013 - Sônia M. C. Varejão*.

O 6º Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência - Assim Vivemos, da Lavoro Produções Artísticas, dedicou a edição de 2013 a Marco. Este festival, que comemora 10 anos de existência, foi pioneiro na acessibilidade em produtos culturais e introduziu no Brasil a audiodescrição (recurso de acessibilidade para pessoas com deficiência visual).

Reproduzimos o texto de apresentação da 6ª edição do Assim Vivemos: “Dedicamos esta edição do festival à memória de Marco Antonio de Queiroz, especialista em acessibilidade web, autor dos sites Bengala Legal e Acessibilidade Legal, e primeira pessoa cega a ser membro do júri de um festival de cinema no Brasil. MAQ, como gostava de ser chamado, foi um grande divulgador e incentivador da audiodescrição no Brasil e nos deu a honra de sua presença como jurado no Festival Assim Vivemos 2007”.

Sônia e Tadzo.
Descrição da foto durante a cerimônia do Prêmio ARede 2013:
Sônia na tribuna fazendo um pequeno discurso de agradecimento
enquanto Tadzo a ampara com o braço direito sobre o ombro.
Ao fundo, a foto de MAQ no telão.

A Revista ARede – Tecnologia para Inclusão Digital, editada e publicada pela organização Bit Social, em sua cerimônia de premiação 2013 – para “ celebrar as iniciativas de inclusão sociodigital” - prestou homenagem a Marco. A viúva (Sônia) e o filho (Tadzo) foram convidados para a cerimônia do Prêmio ARede 2013 realizada no dia 28 de outubro, no Itaú Cultural – SP, e receberam o troféu “Homenagem Especial – MAQ - Destaque da Inclusão Digital”.

Sônia e Tadzo no palco.
Descrição da foto:
Sônia na tribuna, do seu lado esquerdo está o Tadzo e do lado direito há um intérprete de Libras.
No fundo há um enorme painel com a logomarca do evento Todos@Web.
No palco estão também os vencedores do Prêmio MAQ de Acessibilidade na Web.

Na cerimônia de premiação da 2ª edição do Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web – Todos@Web – 2013, promovido por W3C-Brasil, NIC.br e CGI.br, Marco foi homenageado como “um dos pioneiros e referência em acessibilidade na web no Brasil”, “idealizador de diversas ações em favor das pessoas com deficiência” e “por sua luta incansável por uma web mais acessível para todos”.

Premiado na edição 2012 na categoria “Pessoas/Personalidades/Instituições”, na edição 2013 a categoria “Projetos Web” foi renomeada “Prêmio MAQ de Acessibilidade na Web”, valorizando o seu trabalho e projetando a sua memória para o futuro. Uma homenagem tão sensível quanto o troféu que representava uma luz abrindo caminhos.

Sônia e Tadzo com o troféu nas mãos.
Descrição da foto:
No palco, Sônia e Tadzo seguram o troféu recebido durante a cerimônia.
Esta foto expressa bem a emoção de ambos durante a homenagem.

A viúva (Sônia) e o filho (Tadzo) foram convidados para a cerimônia de premiação realizada em 03 de dezembro, no auditório da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência – SP, Memorial da Inclusão.

Foto do troféu.
Descrição do troféu:
Um abajur de ferro com o formato de um homem levantando uma lanterna na ponta de uma vara.

Agradecemos a todos aqueles que reconheceram a importância do seu legado e celebraram a sua vida. Ficamos profundamente honrados e comovidos pelas homenagens.

Sônia Maria de Carvalho Varejão e Tadzo Queiroz.